Por que usar a hashtag #PraCegoVer nos seus posts de beleza

Você já deve ter reparado o uso da hashtag #PraCegoVer em posts de algumas páginas no facebook como a Coca-Cola, Conselho Nacional de JustiçaPrefeitura de Curitiba e ficou na dúvida sobre o que se trata. E aqui vamos falar como surgiu.

 

Super Recomendo! Marketing Digital Beleza

 

O que é #PraCegoVer ?

É um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem por princípio a Audiodescrição de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual. Foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille.

No Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Essas pessoas comem, vestem, passeiam, usam o Facebook, assistem a programas de TV, consomem, vão ao dentista, ao pediatra, ao geriatra mas, pasme, são ignoradas por escolas, instituições, empresas, como se estivessem revestidas por um manto de invisibilidade.

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.

A Audiodescrição é uma tradução que consiste em transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade, respeitando as características do público a que se destina. É produzida, principalmente, para pessoas cegas, mas tem beneficiado outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

Hashtag#PraCegoVer na descrição das fotos de beleza

A idéia nossa é inserir a Audiodescrição de imagens em nossos posts. Queremos dar experiência também aos audiovisuais sobre os nossos posts de beleza e estética. Apesar da deficiência visual, eles também direito de quererem estar bem arrumados, com um lindo corte de cabelo, unhas pintadas e uma boa maquiagem. Acreditamos que esta ação pode fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas.

Como utilizar a Hashtag #PraCegoVer?

  1. Coloco a hashtag #PraCegoVer.
  2. Anuncio o tipo de imagem: fotografia, ilustração, cartum, tirinha,
  3. Começo a descrever da esquerda para a direita, de cima para baixo [a ordem natural de escrita e leitura ocidental]
  4. Informo as cores: Fotografia em tons de cinza, em tons de sépia, em branco e preto [se a foto for colorida, não precisa informar “fotografia colorida”, porque você vai dizer as cores dos elementos da foto na descrição e a indicação ficará redundante. Se você já vai dizer que a moça está com cabelo ruivo e com unhas decoradas com flores amarelas, não preciso dizer que a foto é colorida].
  5. Descrevo todos os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passo para o próximo ponto, criando uma sequência lógica.
  6. Descrevo com períodos curtos [se posso falar com 3 palavras, não vou usar 5].
  7. Gosto de começar pelos elementos menos importantes, contextualizando a cena, e vou afunilando até chegar ao clímax, no ponto chave da imagem.

 

Super Recomendo! Marketing Digital Beleza

 

About Lucas Hattori

Gestor de redes sociais do Ahazou e Carreira Beauty. Designer e analista de marketing digital da Carreira Beauty. Escrevo para o blog do Ahazou com o objetivo de ajudar profissionais do salão de beleza e clínicas de estética a se destacarem nas redes sociais. Acesse meu site www.lucashattori.com

Entries by Lucas Hattori