Fidelizar cliente no salão: 10 táticas matadoras!

Frequentemente a equipe do Ahazou recebe ideias e pedidos de como fidelizar cliente no salão, o que é muito bom porque significa que vocês estão fazendo o trabalho de casa e estão em busca de conhecimento para melhorar seus negócios de beleza.

Hoje te daremos dicas MATADORAS para fidelizar cliente no salão. Vamos lá!

Fidelizar cliente no salão

Fidelizar cliente no salão

#CONHEÇA

É muito importante que você conheça seus clientes. Busque sempre conversar, entender a rotina, as necessidades e seus valores. Também procure compreender quais as expectativas dele com relação ao seu serviço, o que ele busca com seu serviço e qual o resultado esperado. Segui-los nas redes sociais também é uma ótima forma de manter uma conexão.

Conhecer o seu cliente te ajudará a fazer com que ele enxergue valor no seu serviço e que volte a consumi-lo, pois você sempre será o primeiro que lhe vem a mente.

 

Aplicativo para profissionais da beleza

 

#COMUNIQUE

Comunicar é sempre importante, mas precisa ser de maneira correta. Agora que você já conhece seu cliente, procure utilizar uma linguagem que se encaixe, sugerindo serviços que atendam a necessidade dele. Não faça uma comunicação generalista, busque uma comunicação mais segmentada (específica para seu público), de preferência faça uma comunicação individual, ou seja, fale com um por um. Busque mostrar em que pode ajuda-lo, e quando digo ajudar, não significa vender. É preciso ajudar primeiro, para depois vender. Por exemplo, supondo que uma pessoa te envie uma mensagem dizendo que o loiro de seu cabelo está amarelado. A primeira coisa a se fazer é indicar um produto que possa ajuda-la imediatamente, como um shampoo ou máscara matizadora, explicando também o passo a passo a seguir. Isso faz com que crie uma afinidade e gere um senso mais humanizado, “ela pensa em mim e não no lucro que terá”. Só então, quando a cliente não suportar mais o amarelo do cabelo – que sabemos que não sai 100% com shampoo e máscara – ela lhe retornará, e então poderá apresentar um serviço que oferece, que resolve o problema dela.

#PERSONALIZE

Mostrar ao seu cliente que seu negócio é único é essencial para fidelizar cliente no salão. E isso pode se apresentar em pequenos detalhes, como por exemplo, atender o cliente com um sorriso no rosto, trata-lo de forma agradável, perguntar se está confortável, se está satisfeito, pedir a opinião sobre o que pode mudar para melhorar sua experiência, dentre outras pequenas ações que fazem toda a diferença. Isso mostra que você está feliz com o seu negócio! Mostrar para o cliente que seu serviço não é apenas bom, mas que será bom todas as vezes que ele retornar é a tarefa do dia a dia do profissional.

Não dependa de outros para que seu negócio seja um sucesso, faça dele um sucesso a partir de você!

#CONSTRUA

Construir valor na sua oferta pode ser a chave para tornar um cliente em fidelizado. Se você seguiu os passos anteriores é provável que alguns clientes se tornem cliente fixos, por isso não jogue esse contato no lixo! É importante fazer a manutenção desse cliente, ou seja, mostrar que ele é mais especial por sempre consumir o seu serviço, como por exemplo, mimos. Dar brindes para seus clientes, amostrinhas grátis, promoções especiais para eles e até mesmo wi fi grátis para quem é fidelizado, fazem uma boa manutenção.

#CONTROLE-SE

Não tenha pressa. O processo de fidelização é aos poucos. Na maioria das vezes as pessoas que conhecem seu produto pela primeira vez, não estão prontas para consumir o seu serviço de cara, se você fizer o passo a passo com calma, provavelmente daqui alguns meses (as vezes mais, as vezes menos) ele consumirá algum de seus serviços. Pense da seguinte maneira: se você for comprar hoje, um novo smartphone e ao olhar na vitrine de uma loja, encontrar uma marca da qual nunca ouviu falar, mas o preço compensa, provavelmente surgirão dúvidas se deveria ou não se arriscar comprando aquele produto, “e se ele estragar rápido?”, “e se o sistema não for bom?”. Vários “e se…” aparecerão. De duas uma, ou você se arriscará e se jogará de cabeça, ou você irá para casa, pensar, pesquisar e só então tomar uma decisão. A segunda opção é mais escolhida.

Valorize a comunicação e a venda será consequência!

Fidelizar cliente no salão

Fidelizar cliente no salão

#ENTREGUE

Conhecendo melhor o seu cliente, é mais fácil de identificar as expectativas dele com relação ao seu serviço. Então busque alinhar a sua entrega com a expectativa dele, afinal não adiantar nada atrair, conquistar, vender, mas não ter qualidade, ou não superar as expectativas do cliente. Entregando o esperado faz com que ele deseje voltar mais vezes e que também recomende o seu serviço para seus amigos, trazendo possíveis novos consumidores.

#ACOMPANHE

É preciso analisar para melhorar e fidelizar cliente no salão. Por isso, busque sempre acompanhar o processo com seus clientes, ou seja, sempre esteja de olho em quais ações você realizou que converteram mais pessoas em clientes, assim você consegue focar nas atitudes mais eficientes. Identifique os problemas e busque soluções para eles, seja sempre humilde para lidar com eles e busque aprimorar seus conhecimentos para sempre melhorar a experiência do consumidor e levar novidades.

#PERGUNTE

Colher depoimentos de clientes satisfeitos é uma boa forma de mostrar para quem é novo o valor do seu serviço. Isso faz com que as pessoas pensem “olha, outras pessoas como eu foram lá e gostaram, significa que o serviço é bom”. Além do mais existem outras maneiras de mostrar essa qualidade além de depoimentos, como por exemplo pedir para o cliente fazer check-in no Facebook ou sugerir a analise de qualidade na sua página ou site.

Se você procura posts que incentivam os atos a cima, o Ahazou tem!

#PRESENÇA

Depois que o cliente consumir o seu serviço, não o deixe de lado! Busque formas de manter uma comunicação e conhece-lo melhor, como por exemplo, saber a data de aniversário, oferecer promoções especiais, suas preferências, quais as maiores necessidades, dentre vários outros.

Fidelizar cliente no salão

Fidelizar cliente no salão

#AUTOMATIZE

Não confie apenas em um papel, invista em tecnologia. Armazene as informações em plataformas/programas confiáveis, de modo que facilite organizar a frequência de seus clientes. Algo legal, é sempre estar de olho nos serviços que o cliente fez e há quanto tempo, assim você pode enviar uma mensagem oferecendo o serviço próximo da data que supostamente ele retornaria para fazer de novo o procedimento.

O excel é uma boa ferramenta para esse tipo de análise e armazenamento.  Você pode encontrar tutoriais de como utiliza-lo no youtube.

Agora é só colocar essas táticas em prática para fidelizar o cliente no salão.

Aproveite e baixe gratuitamente nosso aplicativo!

Abraços da equipe do Ahazou. ?

About Brenda Novais

Aspirante a publicitária, profissional de mídias e marketing no aplicativo Ahazou do Carreira Beauty. Escrevo para o blog com intuito de ajudar profissionais de beleza a alavancarem suas redes sociais!

Entries by Brenda Novais