Como reagir quando o cliente diz que você cobra caro?

Se você é um profissional autônomo, é muito provável que já tenha ouvido de alguém que o valor do seu serviço é muito alto. E se você está apenas começando ou você está executando seu negócio há anos, quando você ouve esse tipo de afirmação, pode ser desencorajador.

Fato importante para se lembrar é que isso é apenas uma parte de estar no negócio. Se um cliente nunca lhe disse que você é cobra muito caro, você provavelmente não está cobrando o suficiente.

Observando esse contexto, nós do Ahazou temos algumas dicas para te ajudar a driblar essas perguntinhas questionáveis e até, tirar proveito da situação:

Concentre-se nos fatos; não deixe suas emoções te desconcentrarem.

Não leve para o pessoal a crítica sobre você cobrar caro demais, este fato não tem relação com a qualidade do serviço, e sim achar o seu público-alvo. Há um lugar no mercado para cada preço e, desde que forneça um serviço de qualidade, será o melhor para um perfil de público, que verá valor no seu serviço.

Não negocie seu valor.

Quando um cliente te fala que o seu preço é muito alto, sua primeira ação pode ser de negociar com ele algo que fique bom para as duas partes. Não faça isso, ou pelo menos, não de imediato. Se você abrir a oportunidade de negociação do seu preço, os clientes terão a liberdade de sempre barganhar o valor dos seus serviços para algo mais confortável para eles, e não realmente pagar o valor que você merece.

Faça perguntas.

Esta é uma oportunidade perfeita para você obter uma visão do que seus clientes estão procurando e como você pode comercializar de forma mais estratégica seus serviços.
Pergunte para o seu cliente o que o motiva a pagar um valor maior do que desejado, o que ele entende como ver valor no serviço. Seria um atendimento personalizado? Rapidez no serviço? Você pode descobrir pontos fortes do seu serviço que ele considera primordial e você deixa de lado na sua divulgação. Ou até mesmo, descobrir os seus pontos fracos.

Confie no seu potencial e mostre o seu diferencial.

A questão primordial é, você acredita em seus preços? Você é o profissional e sabe o quanto investiu e investe na sua qualificação. Destaque o quanto tem de experiência e é diferenciado comparando-se com outros profissionais do mercado.
É importante que você consiga transmitir essa sua capacitação para seus clientes. Desta forma, deve estar sempre mostrando os cursos que esta realizando, as tendências que esta aprendendo e oferecendo. Mostrando sempre o valor embutido no preço do seu serviço.
Um bom questionamento para desvendar se você está no caminho certo:
Quando seus clientes dizem que seus serviços são muito caros, você pode perguntar-lhes “em comparação com o que?” Será que eles estão comparando você com outros profissionais menos experientes ou que usam produtos de qualidade inferior? É possível que seus clientes não entendam o verdadeiro valor do que você forneceu? Talvez seja necessário repensar a forma como você anuncia seus serviços e começar a destacar o seu diferencial.

Como o Ahazou te ajuda a por essas dicas em prática:

  https://ahazou.app.goo.gl/descubra

Posts para divulgar o seu diferencial, seu conhecimento sobre as tendências do seu ramo de atuação e sua experiência profissional.

About Camila Fernandes

Customer Success do aplicativo Ahazou. Apaixonada por usar a criatividade para ajudar pessoas.

Entries by Camila Fernandes