Como lidar com clientes que atrasam, não comparecem ou não pagam

Quem nunca passou por isso? Clientes que atrasam e não avisam, que marcam horário e não comparecem, que pedem fiado ou até que dão o famoso “calote”?

É preciso ser delicado nesses momentos, mas também assertivo para colocar limites, para fazer com que a cliente entenda quais são as regras do seu espaço.

“Ops, atrasei!”

Às vezes a cliente agenda um horário e acaba atrasando, complicando toda a agenda do dia. E pior ainda: algumas agendam e não comparecem, sem nem avisar!

É claro que isso pode frustrar muito o profissional, que sente-se desrespeitado e prejudicado.

Ao invés de dar uma “bronca” na cliente e criar um clima estranho, você pode usar a famosa indireta na sua rede social, mas com posts fofos! Olha alguns exemplos:

Posts do aplicativo Ahazou

Dica extra: Crie uma regra clara para os horários, por exemplo, a tolerância de atraso é de X minutos e no caso de desistência, é preciso ser avisado com X horas de antecedência. Assim, se a cliente não cumprir as regras, pode ser cobrado uma multa!

“Posso pagar depois?”

Essa é clássica! Com certeza você já passou pela situação da cliente pedir pra acertar o valor depois e não pagar. O primeiro passo para isso nunca mais acontecer é nunca fazer fiado. Você já deve saber os prejuízos do fiado, mas é importante deixar isso totalmente claro para o seu público!

Para deixar claro para os clientes as formas de pagamento, recomendo colocar alguma placa ou anúncio físico no seu espaço, principalmente na recepção onde o pagamento acontece.

Mas, é muito importante também comunicar para seus clientes na internet! Olha só algumas ideias de posts divertidos pra você usar:

Posts do aplicativo Ahazou

Outro passo que pode te ajudar é aceitar pagamentos somente no cartão de crédito ou débito. Apesar das taxas, as maquininhas podem trazer mais segurança para o seu negócio.

Não tenha vergonha de falar sobre pagamento! É importante e seu trabalho merece ser valorizado. E é possível dar um toque na cliente com muita classe e respeito, por exemplo:

Posts do aplicativo Ahazou

#DicaAHAZOU

Se uma cliente desmarcou o horário e não tem nenhuma para substituir, use o seu tempo precioso de forma inteligente. Por exemplo:

  1. Planeje sua próxima promoção

As promoções são importantes para um negócio, até mesmo para aqueles que não estão bombando ainda! Sua maior vantagem é a atração de novos clientes e o retorno de clientes antigos. Mas, pense em promoções que valorizem seu negócio mas sejam interessantes pros clientes também!

Quer ideias novas todos os dias de promoções? Baixe o app AHAZOU!

2. Atualize suas redes sociais

Como estão suas redes sociais? Hoje em dia, todos nós sabemos que o Instagram e o Facebook podem atrair muitos clientes! Então, por que não usar seu tempo livre para postar uma dica de tratamento ou um meme engraçado para engajar seu público?

3. Pesquise as tendências do momento

Abra o Pinterest ou o Instagram e pesquise o que está na moda no seu negócio, quais são as principais tendências e o que seu cliente está buscando. Depois, não esqueça de dar uma olhadinha no que os seus concorrentes estão criando de promoções ou serviços novos!

4. Organize as finanças do seu negócio

Como estão suas finanças? Você tem um planejamento financeiro? Então, separe um tempo para estudar o quanto você está gastando e quanto dinheiro está entrando para o seu negócio! Reflita sobre como você pode reduzir gastos e ganhar mais.

Quer usar esses posts? Baixe o app do Ahazou, seu assistente de mídias sociais:

Baixe o Ahazou em: https://ahazou.app.goo.gl/descubra
Baixe o Ahazou para Android em: https://ahazou.app.goo.gl/descubra

About Heloisa Basiuk

Criadora de conteúdo, apaixonada por beleza e mídias sociais: minha missão é fazer os empreendedores da beleza ahazarem!

Entries by Heloisa Basiuk