4 ingredientes para divulgar bares e restaurantes nas redes sociais

Se você andar pelas ruas de qualquer bairro, em qualquer lugar do mundo, rapidamente consegue entender que a concorrência entre bares e restaurantes é gigantesca. Em meio a tanta variedade, como os donos e administradores destes estabelecimentos conseguem se destacar e conquistar uma clientela tão concorrida? Não existe uma receita de bolo, mas separamos 4 dicas que podem ajudar esses profissionais a melhorar sua estratégia de marketing e divulgação nas redes sociais! Vamos lá?

1. Manter seu perfil sempre atualizado

Antes de visitar o seu bar ou restaurante, é provável que as pessoas procurem informações sobre ele nas redes sociais, o que já é muito comum atualmente, então você precisa antecipar esse comportamento e estar sempre preparado. É essencial que os dados do seu perfil estejam sempre atualizados, principalmente os pontos de contato como telefone, e-mail, e obviamente: endereço! Se o endereço estiver desatualizado, é provável que você perca um cliente para a concorrência, por um motivo que pode ser facilmente evitado.

Facilite a vida de seus clientes ativando a localização sempre que postar, o que contextualiza imediatamente o seu negócio em um determinado endereço. É interessante também acrescentar ao seu perfil um link para reservas, além de informações sobre o cardápio, para que possa ser consultado de forma simples e rápida. Mas não se esqueça, estes dados também devem estar sempre atualizados.

2. Divulgar novidades e promoções

Para atrair novos clientes e fidelizar os atuais, é importante que você divulgue em suas redes sociais todas as novidades do seu bar ou restaurante, seja uma alteração no cardápio, o lançamento de um prato temático ou os “50% de desconto no happy-hour”, por exemplo.

Uma boa alternativa é criar promoções exclusivas para seus seguidores, no modelo: “apresente este post e ganhe uma sobremesa grátis”, o que pode aumentar o tráfego de pessoas em horários que você precise impulsionar, ou até mesmo elevar o ticket médio. Você pode criar regras específicas para este tipo de promoção e definir um período de duração, de acordo com as necessidades do seu estabelecimento. Datas comemorativas e feriados também são excelentes oportunidades de ativar este tipo de campanha, com posts chamativos que ilustrem o tema e incentivem as reservas antecipadas.

3. Ficar de olho nos comentários e marcações

Acompanhar as mensagens recebidas e os comentários em suas postagens é essencial, já que são um canal importante para obter retorno da clientela sobre seus produtos e serviços, como opiniões sobre novos pratos, elogios ao atendimento ou até mesmo reclamações, que você pode e deve responder, sempre cordialmente. Dessa forma, você tem em mãos uma oportunidade de ouro de reter um cliente potencialmente perdido, oferecendo uma cortesia, por exemplo. 

Além disso, as pessoas adoram postar todas as refeições nas redes sociais, então existe uma grande possibilidade do seu bar ou restaurante ser marcado nas fotos de clientes, que depois podem ser vistas por qualquer outro usuário daquela rede – o que acontece muito no Instagram, por exemplo. Você pode potencializar essa ação, interagindo com os clientes que postam sobre o seu negócio, agradecendo a visita através dos comentários.

4. Usar posts prontos

A rotina de quem é dono ou administra bares e restaurantes é extremamente corrida e ocupada: você precisa comprar ingredientes frescos, garantir a limpeza do local, administrar as finanças e os funcionários, e mal sobra tempo para pensar em marketing e divulgação, não é mesmo?

A solução ideal é servida de bandeja pra você: é o aplicativo Ahazou, que disponibiliza mais de 50 mil posts prontos para compartilhar, com imagem, legenda e hashtags criadas por especialistas de marketing. Você precisa dedicar apenas três minutos por dia para profissionalizar as redes sociais do seu estabelecimento, que vão te ajudar a alavancar as vendas e atrair mais clientes. Seus concorrentes vão pensar que você contratou uma agência de publicidade, mas nem imaginam que tudo isso está ao alcance das mãos, e a cereja do bolo: sem gastar muito!

Gostou das dicas? Todos os exemplos deste post podem ser encontrados no app Ahazou, que está disponível para Android e iOS. Quer experimentar grátis? Clique neste link e aproveite 5 posts de cortesia!

About Fernanda Vaz

This author has not yet written his bio.
Meanwhile let's just say that we are proud Fernanda Vaz contributed with 0 entries.
Edit the profile description here.

Entries by Fernanda Vaz