10 Erros de marketing matadores no Instagram

Vivemos falando do que fazer nas redes sociais, mas e o que não fazer? Confira agora quais são os 10 erros de marketing matadores no Instagram e pare definitivamente de afundar o seu negócio online!

1. Biografia mixuruca

O famoso erro da biografia. Simples, mas ainda sim recorrente! O Instagram oferece espaço para 150 caracteres, vamos usar a criatividade! Pense assim: quanto mais souberem sobre meu serviço e eu, melhor. Tendo isso em mente, difícil mesmo vai ser se resumir nesse pequeno espaço!

A biografia é onde você se apresenta em poucas palavras, é a primeira coisa que as pessoas veem ao entrar no seu perfil, portanto, coloque informações importantes como o que você agrega, coloque também coisas pessoais como por exemplo”gosto de sair com os amigos nas horas vagas”, abuse de emojis para ficar mais simpático e tenha um call-action (uma chamada que direciona o seguidor para o que desejar que ele faça depois, exemplo:”agende um horário”).

2.Copiar e colar

Um dos maiores erros que as pessoas cometem não só no Instagram, mas em diversas redes sociais é copiar a foto do perfil do colega e postar no seu, as vezes até tirar print, recortar e colar, até com marca d’água (logo transparente em cima da imagem) de outra pessoa! Isso é o erro mais explicito de falta de originalidade que você poderia demonstrar para as pessoas! O público busca pessoas autenticas e não uma cópia do mesmo.

3.Amizade de verdade não é comprada!

Esse erro é um dos mais pesados, porque envolve dinheiro. E o resultado é sempre o mesmo! Várias pessoas seguindo seu perfil! Pra que? Também gostaria de saber! O grande problema é que as pessoas associam curtidas e seguidores ao sucesso, quando na verdade isso não é real! Você pode ter 1000 seguidores, mas apenas 2 ativos, que consomem seus conteúdos, assim como pode ter 200 seguidores e os 200 serem ativos. O que vale mais? Mas como eu dizia, o fato de associar curtidas e seguidores ao sucesso, levam as pessoas a comprarem seguidores que 100% das vezes são públicos que não consomem seu produto, muito menos tem acesso ao seu negócio! Resultado: dinheiro jogado no lixo! Mais vale investir em conteúdo e estratégia de qualidade para conquistar clientes fiéis do que gastar uma grana pra trazer gente que não interessa!

4. Hashtag não é texto

A hashtag é um método eficiente para gerar visibilidade à sua postagem, mas apenas se forem utilizadas corretamente! O maior erro cometido com as hashtags #écolocartudoemumahashtagso, viu? Não dá pra entender nada! O fato é que ninguém digita um texto tudo junto. As hashtags são como palavras-chave que vão aparecer quando alguém pesquisar. Por isso é importante pensar “será que se eu colocar a hashtag assim, quando pesquisarem, vão achar?”, “quais palavras representam essa postagem?

5. Sem localização, sem existência meu bem!

Muita gente acha que colocar a localização do negócio nas redes socais é só para que as pessoas que estejam interessadas em seus serviços cheguem até elas, muitas vezes nem colocam com medo de facilitar o acesso para pessoas indesejadas, mas se engana quem pensa assim! A localização serve para algo muito importante: atrair clientes próximos a você! Não sabia? Pois bem, o Instagram aumenta a visibilidade para quem está na proximidade da localização inserida no perfil.

6. Nem pensei, só postei

Postar sem estratégia de conteúdo é patinar no mesmo lugar. Tudo que for feito deve ser pensado e ter a devida atenção! Aposto que quando você procura um profissional ou um conteúdo online, espera no mínimo algo interessante, que faça sentido, com bom conteúdo e de preferência bem elaborado, caso contrário, não te prenderá a atenção e é capaz até de reclamar de determinado conteúdo! Então porque seria diferente com você? Coloque-se no lugar do seu cliente/público e pense “eles leriam isso?, “parariam para consumir o que estou postando?”

7. Cliente sem resposta é profissional sem cliente.

Tem gente que acha um saco dar atenção para o cliente, mas tenho um segredo para te contar: sem cliente, sem trabalho; sem trabalho, sem dinheiro! Eles são a alma do negócio! Portanto, reserve um tempinho no dia, nem que seja quando for ao banheiro, para responder a clientela! Da mesma maneira que você exige uma boa assistência das marcas, lojas, de qualquer empresa na qual consome os produtos, seja a boa assistência que seus clientes buscam!

8. Preguiça de usar emoji

Os emojis são a forma de expressar os seus sentimentos online! As vezes quando estamos digitando, não é possível captar a entonação, ou a emoção da mensagem que está sendo transmitida. Até parece que estamos bravos e muitos acabam discutindo por terem a percepção errada! Por isso, abuse dos emojis! Isso traz o seu lado humano e gera um senso de intimidade com o cliente.

9. O horário de postar é a hora que eu tiver tempo

Esse é um erro comum! “Posto quando tiver tempo”, “nem tenho tempo para postar”! Quantas vezes já ouvimos isso? É sempre a mesma desculpa! Quem insiste nesse erro é porque não quer crescer, nem alcançar o sucesso, porque um empreendedor que se preze sabe qual a importância de estar online e de dedicar um pouco de tempo na imagem do seu negócio! Não adianta só postar, é importante que você saiba quais os melhores horários para o seu público e isso o próprio Instagram de conta comercial te dá, ou você pode ir sentindo conforme for postando, quais horários deram mais certo! O mundo é digital e tempo é dinheiro, se você não presta a atenção em nenhum dos dois você está perdendo duas vezes.

Talvez você precise ler isso também:

10. Quantidade não é qualidade

Outro erro muito cometido, é postar de mais e falar pouco! E esse ditado é antigo, mas válido. As vezes, postar muito, não significa nada! Mais vale postar um mega conteúdo uma vez por semana, do que postar todos os dias sem acrescentar nada! Prepare conteúdos bons quando estiver criando a estratégia de conteúdo para seu Instagram e para as outras redes sociais!

Agora que você já identificou alguns erros cometidos, fica mais fácil de corrigi-los e evitar que aconteçam novamente certo?

Mais um dia de aprendizado com sucesso!

Qualquer dúvida, comenta aqui!

Abraço da equipe Ahazou

About Brenda Novais

Aspirante a publicitária, profissional de mídias e marketing no aplicativo Ahazou do Carreira Beauty. Escrevo para o blog com intuito de ajudar profissionais de beleza a alavancarem suas redes sociais!

Entries by Brenda Novais